Fundada em 1900, na cidade de Campinas, a Associação Atlética Ponte Preta (AAPP), já possui um passado de luta contra o racismo no futebol e na sociedade brasileira. Na época de sua fundação, poucos anos após o fim da escravidão, o clube já possuía uma organização formada em grande parte por negros.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DA TNT SPORTS NO WHATSAPP!

Desde sua fundação, a Ponte Preta tem um papel importante na luta pelo fim do preconceito racial no esporte brasileiro. O clube, inclusive, já requisitou junto à Fifa o reconhecimento internacional por ter sido o primeiro time de futebol do Brasil - e talvez do mundo - a aplicar o conceito de democracia racial.

Mas qual a origem do apelido e do mascote Macaca?

O principal apelido da equipe da Ponte Preta e mascote oficial da equipe, a Macaca é um apelido com origem hostil e racista. O termo passou a ser empregado por torcedores rivais para ofender a torcida pontepretana, que era marcada por ser uma torcida animada e que acompanhava a equipe pelo interior de São Paulo.

CLIQUE AQUI E CONFIRA UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O EX-GOLEIRO JEFFERSON, ÍDOLO DO BOTAFOGO!

Além de ter uma base popular e operária em sua torcida, a Ponte Preta também possuía muitos negros em campo. Nesse contexto, a equipe era diversas vezes recebida por xingamentos e cânticos racistas.

Torcida da Ponte Preta apoiando o time no estádio Moisés Lucarelli | Diogo Reis/Especial PontePress

Os rivais acusavam a torcida da Ponte de ser formada de macacos e que o time era uma macacada.

Com o passar do tempo, a equipe e a torcida adotaram os termos através do bom humor e da resistência.

Hoje, após vencer o preconceito, a equipe de Campinas é popularmente conhecida como Macaca pelo território brasileiro e é um símbolo da luta antirracista no Brasil. 



from TNT Sports https://ift.tt/ASkzVNL
via IFTTT