O Al Hilal serão o representante da Ásia no Mundial de Clubes, conforme anunciou a Fifa nesta quarta-feira. O clube será o representante da AFC, a Confederação de Futebol da Ásia. Havia uma dúvida porque a edição 2022 da Champions League da Ásia só será definida em maio. Assim, o campeão de 2021, o saudita Al Hilal, será o representante do continente. O Mundial de Clubes será disputado no Marrocos, de 1 a 11 de fevereiro. Normalmente disputado no fim do ano, o Mundial de CLubes de 2022 foi adiado para o começo de 2023 por causa da Copa do Mundo, realizada em novembro e dezembro de 2022.
A Champions League Asiática vive uma temporada de mudança de calendário. O torneio é realizado no calendário anual, mas passará a ser realizado no mesmo modelo do europeu, do meio de um ano até meados do seguinte, algo que valerá para a temporada 2023/24. Os clubes jogam em duas chaves diferentes, leste e oeste, por uma questão logística. O lado leste, que envolve times do leste asiático, como Japão, Coreia do Sul, Malásia e Tailândia, já jogou toda a fase eliminatória e colocou o seu representante na final, o Urawa Red Diamonds, que venceu o Jeonbuk Motors. Os jogos foram realizados no já distante mês de agosto.
Do lado oeste, que envolve os times do Oriente Médio, ainda começará a fase de oitavas de final. Os jogos serão disputados no Catar, com jogos eliminatórios únicos, ou seja, sem ida e volta. As partidas começam no dia 19 e vão até o dia 26 de fevereiro. O representante da chave oeste enfrentará o Urawa Red Diamonds em dois jogos na final, nos dias 29 de abril e 6 de maio.
A Fifa confirmou que o sorteio do Mundial de Clubes será realizado no dia 13 de janeiro, em Rabat, capital marroquina. O jogo de abertura já está definido: será entre Al Ahly e Auckland City. O Al Ahly entra como representante local, mesmo sendo um time egípcio, porque o campeão africano é o Wydad Casablanca, que também é campeão nacional e os egípcios entram como representante local, que é a fase preliminar. Os demais jogos ainda serão sorteados no dia 13. As regras do torneio impedem que dois clubes do mesmo país participem da competição.
Além de Al Ahly, Auckland City e Al Hilal, participam do Mundial de Clubes o Flamengo, campeão da América do Sul, o Real Madrid, campeão da Europa, Seattle Sounders, campeão da Concacaf, e Wydad Casablanca, campeão africano. Será a primeira vez que teremos um time dos Estados Unidos na disputa do Mundial de Clubes.
Por Felipe Lobo na Trivela
Fonte: Trivela....from Trivela https://ift.tt/L9vcA8S
via IFTTT
0 Comentários