O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, prestou homenagem ao Rei Pelé em entrevista coletiva nesta sexta-feira (30), um dia depois do falecimento do Rei do Futebol.

O treinador catalão, considerado por muitos um dos maiores da história, fez muitos elogios a Pelé, dizendo que o jogador era muito forte e completo e poderia jogar em qualquer geração do futebol.

"Eu não me lembro claramente, devo admitir que naquela época não existiam redes sociais. Meus pais tinham apenas uma televisão com dois canais, então era difícil. Eu tive o primeiro contato quando, ainda criança, estava na base do Barcelona. Havia um fisioterapeuta que era apaixonado pelo Brasil, sempre falava da seleção brasileira e de Pelé. Depois, quando eu tinha algo em torno de nove, dez anos, comecei a assitir alguns vídeos."

Agora, com acesso a tantas imagens, eu entendo o quanto ele era forte e podia fazer tudo. Algumas pessoas falam que naquela época o ritmo era completamente diferente, que havia muito mais espaços... Se jogassem hoje, esses jogadores se adaptariam ao ritmo e aos espaços facilmente porque eram muito bons. Esse nível de jogador controla o jogo, é muito intuitivo, habilidoso, tem muita força mental e tudo mais. Ele poderia jogar em qualquer geração."

"Quem viu Pelé, e imagino que seja assim para os brasileiros, tem Pelé como o maior de todos os tempos. E eu entendo. Para os argentinos, é Di Stéfano, Maradona ou Messi. Cada um tem a própria opinião e isso é bom, não significa que um é melhor que o outro. Eu sempre digo que escolho o Messi porque estive com ele e pelo que ele fez em mais de 15 anos, algo muito inesperado, marcando 40 gols a cada temporada e ganhando tudo. Mas eu entendo as pessoas terem outras escolhas, qual é o problema? A certeza é que todos eles deram uma contribuição incrível para o mundo do futebol. Quantas emoções eles deram para as pessoas? O melhor que um jogador pode dar é algo assim para os torcedores, significa que eles gostam do que você faz. E esses jogadores entregavam isso com muita constância, a cada temporada e quase a cada jogo. Isso é muito bonito."

Pelé faleceu na última quinta-feira (29), vítima de uma falência múltipla de órgãos. O velório do Rei do Futebol está marcado para a próxima segunda-feira, 2 de janeiro, e acontecerá na Vila Belmiro, com portões abertos ao público.



from TNT Sports https://ift.tt/tU71hFK
via IFTTT