Uma das grandes histórias da Premier League dos últimos anos chegou ao fim. O técnico Marcelo Bielsa foi demitido pelo Leeds depois do time sofrer uma goleada por 4 a 0 para o Tottenham e ficar ainda mais ameaçado de rebaixamento. O americano Jesse Marsch é o principal candidato a substituir o argentino.

VEJA MAIS:
A sugestão de Bielsa para aliviar o calendário: “Deveríamos ganhar menos para que se possa jogar menos”
A interessante reflexão de Bielsa: “Ser o melhor te tira felicidade”

A sequência atual é bastante negativa: são quatro derrotas seguidas na Premier League e cinco derrotas nos últimos seis jogos. A última vez que o time venceu foi no dia 16 de janeiro, quando bateu o West Ham fora de casa. Com 23 pontos e em 16º lugar na tabela, os Whites estão a apenas dois pontos da zona do rebaixamento. O primeiro time dentro da zona do rebaixamento é o Burnley, que tem 21 pontos.

Nesses seis últimos jogos, o clube sofreu 21 gols, o que inclui não só os 4 a 0 sofridos diante do Tottenham, mas também os 6 a 0 fora de casa contra o Liverpool. Com isso, o time chegou a um saldo de gols negativo de 30 gols, com a pior defesa da Premier League. .São 60 gols em 26 jogos, cinco a mais do que o Norwich, último colocado.

Bielsa foi contratado em 2018 para o Leeds e dirigiu o time na segunda divisão. Levou a equipe aos playoffs, mas acabou derrotado pelo Derby e permaneceu na Championship, a segundona inglesa. Ele permaneceu no clube e, na temporada seguinte, 2019/20, foi campeão da Championship com uma campanha avassaladora e levou o time de volta à Premier League depois de uma ausência de 16 anos.

Na sua primeira temporada na primeira divisão, a campanha foi surpreendentemente boa, com o Leeds terminando em nono lugar, com o maior número de pontos de um clube promovido à Premier League desde 2000/01. Nesta temporada, são apenas cinco vitórias até aqui.

“Esta foi a decisão mais difícil que eu já tomei durante a minha gestão no Leeds United, levando em conta todo o sucesso que Marcelo teve no clube. Com Marcelo como nosso técnico, tivemos três campanha incríveis e os bons tempos voltaram a Elland Road. Ele mudou a cultura do clube e trouxe uma mentalidade vencedora. Os momentos criados, particularmente na temporada 2019/20 e conquistar a promoção à Premier League, irá, é claro, viver para sempre nas nossas memórias, eu e os torcedores incluídos”, afirmou o presidente do Leeds, Andrea Radrizzani.

“Contudo, tenho que agir nos melhores interesses do clube e acredito que uma mudança é necessária agora para assegurar o nosso status de Premier League. Os resultados recentes e o desempenho não atenderam às nossas expectativas. Nos encontrarmos em uma posição precária na liga e sinto que é o momento certo para trazer um novo técnico, de forma a ter um impacto no estágio decisivo da temporada”.

“Naturalmente, eu, junto com todo mundo no clube, gostaria de agradecer Marcelo pelos seus esforços e conquistas e desejamos a ele o melhor para o futuro”, finalizou o presidente do Leeds.

“Desde que chegou ao Leeds United, Marcelo teve um impacto imenso no clube, em uma escala que não vimos antes. Ele criou um legado, supervisionou grandes melhorias de infraestrutura em Thor Arch, unindo torcedores e jogadores e dando um caminho claro aos jovens jogadores para fazerem a transição para o time principal”, afirmou o diretor de futebol do Leeds, Victor Orta.

“É decepcionante que sua gestão tenha que acabar desta maneira, dados os momentos especiais que vivemos juntos nos últimos anos, que foram alguns dos melhores da minha carreira, mas não podemos nos esconder dos resultados recentes. Gostaria de agradecer a Marcelo por sua dedicação e comprometimento e desejar a ele todo o sucesso seguindo adiante”, afirmou ainda Victor Orta.

O clube ainda informou que já planos para um tributo permanente a Marcelo Bielsa no Estádio Elland Road e novas informações serão divulgadas mais à frente. Ainda segundo o clube, o anúncio do novo técnico deve ser feito até esta segunda-feira.

O contrato de Bielsa terminaria em junho e o próprio técnico admitiu preocupação em ser rebaixado à Championship depois do jogo contra o Liverpool. A sua saída estava sendo especulada nos últimos dias e a goleada para o Tottenham foi a gota d’água para o clube.

Jesse Marsch, de 48 anos, foi técnico do Red Bull Salzburg e nesta temporada começou como técnico do RB Leizpig, mas acabou demitido com o clube em 11º – e com a expectativa de brigar pelo título com o Bayern de Munique. Além disso, ele perdeu cinco jogos da Champions League, o que fez com que a equipe tenha sido eliminada antes mesmo da última rodada. O americano treinou também o Montreal Impact e o New York Red Bulls na MLS.



Fonte: Trivela....from Trivela https://ift.tt/ubrIVlH
via IFTTT